// CAC 2018


CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA | INSCRIÇÕES ABERTAS 

CAC 2018 | Curso Intensivo de Verão | 4 a 30 de Julho de 2018

direcção João Brites



"Procura-se que o Ator conduza o discurso cénico como o bom condutor de um automóvel que conversa com quem segue ao seu lado, e até é capaz de se emocionar sem perder, por isso, a destreza em realizar com segurança as manobras mais complicadas.”

João Brites

Formação Profissional
O Curso certificado CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA, formação teatral desenvolvida no Teatro O Bando, é a materialização da vontade de partilhar experiências, confrontar conhecimentos e possibilitar reflexões práticas e teóricas sobre um léxico teatral. É também uma resposta a um crescente interesse por parte de escolas artísticas, de alunos de artes performativas e de actores profissionais, que encontram na metodologia e prática criativa do Teatro O Bando ferramentas potenciadoras da construção dos seus próprios trajectos formativos e artísticos.
Esta linguagem sobre o trabalho do Actor foi sendo maturada por João Brites, enquanto director artístico e fundador do Bando desde 1974, e também no decurso da sua carreira como professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, durante 25 anos. Este trajecto simbiótico entre o ensino e a criação possibilitou aliar conceitos, técnicas, metodologias e sensibilidade artística.
CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA é, assim, a concretização pedagógica e artística do percurso de 40 anos da companhia.
O curso sustenta-se numa fundamentação teórica que possibilita a construção de um discurso teatral singular que relaciona a teatralidade individual do Actor com o domínio técnico dos três Planos de Expressão (Interioridade, Oralidade, Corporalidade), em função do que pode ser percepcionado por quem observa – o espectador.
Desta forma, o Actor torna-se mais consciente das suas possibilidades técnicas, do seu virtuosismo artístico e das suas características recorrentes.
CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA apresenta-se como um discurso sistematizado assente numa consistência teórica e prática que não visa uma orientação estética específica.


1.    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O CURSO CONSCIÊNCIA DO ATOR EM CENA tem uma carga horária de 175h, e organiza-se em 7 formações modular com 25h cada uma. Os conteúdos programáticos do curso são organizados por etapas e com um desenvolvimento sequencial.

 
1.     Teatralidade | 4, 5 e 6 Julho de 2018

2.     Dilatação do Tempo Presença | 7, 8 e 9 Julho de 2018

3.     Planos de Expressão | 12, 13 e 14 Julho de 2018

4.     Graduações da Explicitação | 16, 17 e 18 Julho de 2018

5.     Personagem Intermédio | 20, 21 e 22 Julho de 2018

6.     Construção de Personagem | 25, 26 e 27 Julho de 2018

7.     Automatismo e Estilos | 28, 29 e 30 Julho de 2018
 
No curso, estão previstos 6 dias livres, em que o Actor poderá descansar ou continuar, autonomamente, a pesquisa dos parâmetros teatrais abordados, nas nossas instalações.
Considerando a localização geográfica da nossa Quinta, em Vale dos Barris, também será possível nestes dias livres, conhecer os recantos e praias da Serra da Arrábida ou até mesmo de Lisboa.
    

Para a edição de 2018 temos três modalidades de frequência do curso:


Modalidade 1Teatralidade – 1 formação modular | 4 a 6 Julho de 2018
Frequência da primeira formação modular Teatralidade

Modalidade 2Teatralidade e Presença – 2 formações modulares | 4 a 9 Julho de 2018
Frequência das duas primeiras formações modular Teatralidade e Presença

Modalidade 3Curso completo – 7 formações modulares | 4 a 30 Julho de 2018
Frequência de todas as formações modulares, mesmo que o Actor já tenha frequentado alguma anteriormente.

Se no decorrer das modalidades 1 e 2, o Actor pretender continuar o curso, poderá fazê-lo, mas terá de inscrever-se em todas as formações modulares.


IDIOMA:
Português e Inglês


OBJECTIVOS PROGRAMÁTICOS:
1ª Formação Modular: TEATRALIDADE


Recorrer à memória sensorial como estímulo para a criação teatral.

Desenvolver, no regular e contínuo trabalho do Ator, comportamentos cénicos de controlo e domínio da Direccionalidade do Olhar, Foco do Espectador, Foco do Ator e Comentário do Ator.


2ª Formação Modular: DILATAÇÃO DO TEMPO PRESENÇA

Experimentar e desenvolver a capacidade de selecionar as sensações concretas que permitam aumentar o número de soluções cénicas no plano da Corporalidade, Oralidade e Interioridade.

Responder em tempo real e com qualidade teatral aos estímulos que surgirem durante as improvisações, revelando domínio espacial.


3ª Formação Modular: PLANOS DE EXPRESSÃO

Relacionar e gerir os Planos de Expressão do Ator – Interioridade, Corporalidade e Oralidade.

Experimentar e desenvolver a capacidade de separar a simultaneidade intuitiva entre os Planos de Expressão.

Desenvolver a capacidade de diversificar as soluções cénicas a partir de diferentes relações entre os Planos de Expressão: Consonância, Dissonância, Complementaridade e Antagonismo.

Experimentar e desenvolver a capacidade de potenciar as soluções cénicas a partir do uso de um plano protagonista.


4ª Formação Modular: GRADUAÇÕES

Graduar a explicitação de uma ou mais, particularidades definidoras associadas a cada um dos Planos de Expressão.

A partir de um personagem "grotesco”, experimentar e desenvolver a capacidade de reconhecer e diminuir a explicitação das suas particularidades definidoras.

A partir de um personagem "realista”, experimentar e desenvolver a capacidade de reconhecer e aumentar a explicitação das suas particularidades definidoras.

Experimentar e desenvolver a capacidade de credibilizar as personagens nos seus diferentes graus de explicitação.


5ª Formação Modular: PERSONAGEM INTERMÉDIO

Desenvolver a capacidade de construir um personagem ambíguo que potencie a construção de personagens muito contrastantes. (Binómios ativo-passivo, Binómio carnal-nojo, Binómio platónico-vergonha)

Desenvolver a capacidade de representar o Personagem Intermédio de cada um dos Actores do grupo.

Explorar a imitação mimética associada a operações de abstração partindo de características observadas.


6ª Formação Modular: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM

Explorar a capacidade de construir figuras a partir de indutores associados ao Plano da Corporalidade e da Oralidade;

A partir das figuras construídas anteriormente, consubstanciar um princípio de personagem conjugando de forma credível os diversos Planos de Expressão;

7ª Formação Modular: AUTOMATISMOS

Problematizar a especificidade de cada processo criativo e identificar opções formais relacionando-as com propósitos temáticos.

Estruturar um discurso cénico codificando tensões, procurando repetir e materializar a dramaturgia.

Apresentação do exercício final, aplicando os pressupostos abordados durante a formação.

Adaptar o comportamento cénico mediante implantação cénica e a presença de público real.


1.    PROPINA e Bolsas

Modalidade 1 – Teatralidade – 1 Formação Modular | 4 a 6 Julho de 2018
Propina: 320€

Modalidade 2 – Teatralidade e Presença – 2 Formações Modulares | 4 a 9 Julho de 2018
Propina: 600€

Modalidade 3 – Curso completo – 7 Formações Modulares | 4 a 30 Julho de 2018
Propina: 2100€

Inscrições até ao final de Abril, desconto de 10% no valor total da Propina – 1830
Inscrições durante o mês de Maio, desconto de 6% no valor total da Propina – 1960

Inscrições até ao final de Abril beneficiam de um desconto de 10% no valor total da propina, sendo o valor final de 1830€.
Inscrições durante no mês de Maio beneficiam de um desconto de 6% no valor total da propina, sendo o valor final de 1960€.


O valor da propina inclui as despesas de alimentação e alojamento dos dias de formação.
Nos dias de folga, o Actor poderá permanecer na nossa Quinta, sem acréscimo da propina, porém os custos de refeição desses dias livres não estão englobados no preço total do curso.
O Teatro O Bando garantirá as condições necessárias ao conforto dos Actores residentes, tal como o seguro para acidentes pessoais.

Bolsas de apoio
O Teatro O Bando disponibiliza 3 bolsas de apoio a Atores que careçam de apoio económico.

2 bolsas em que o Bando assegura 20% do valor total, sendo a propina final de 1680€.
1 bolsa em que o Bando assegura 40% do valor total, sendo a propina final de 1260€

Este apoio é distribuído mediante candidatura fundamentada, pelo que será necessário enviar juntamente com a ficha de inscrição, carta de motivação e currículo.
Até ao final do mês de Abril serão atribuídas as bolsas aos Atores selecionados.

Inscrição
Os candidatos serão seleccionados considerando:
- Formação teatral anterior;
- Experiência e participações em projectos teatrais;
- Carta de motivação;

Para submeter a inscrição enviar:
Ficha de inscrição (disponível no site www.obando.pt ou no link https://goo.gl/pSvqJM )
Currículo abreviado e carta de motivação para jpinho@obando.pt.
Pagamento de 20% do valor da propina e comprovativo de pagamento.

O pagamento deverá ser feito através de transferência bancária.
No caso de desistência, O valor da inscrição não é reembolsável.

Os dados para proceder à transferência são: 
Cooperativa Produção Artística Teatro de Animação O Bando, CRL
IBAN: PT50 0007 0023 0070 5910 0074 4
SWIFT: BESCPTPL
NovoBanco, Agência Lisboa

O Teatro O Bando está disponível a considerar outras condições de pagamento, consoante as propostas enviadas pelo formando.

LOCALIZAÇÃO:
A nossa Quinta está localizada em Vale de Barris, Palmela, em plena Serra da Arrábida, entre Setúbal e Lisboa. www.obando.pt
GPS
Latitude 38.558964
Longitude -8.920126

TRANSPORTES:
Autocarros TST nº 565 – Gare de Oriente
Local de partida: Lisboa
www.tsuldotejo.pt/
Preço de uma viagem 3,95€

Comboios Fertagus
Local de partida: Lisboa – Areeiro, Sete Rios, Campolide
www.fertagus.pt/pt/fertagus
Preço de uma viagem 4,55€


CONTACTOS
Juliana Pinho | jpinho@obando.pt | 00351 91 53 47 943
Geral | geral@obando.pt | 00351 21 233 68 50


FORMAÇÃO EM REGIME DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

O Curso realiza-se em regime de residência artística, o que significa que no decorrer das formações os formandos ficarão alojados e farão as refeições nas nossas instalações.
O Teatro O Bando assegura o espaço de acampamento com tendas individuais, casas-de-banho com duches, espaço de refeições e espaço de estudo. Para além da nossa sala de espectáculo não convencional temos ainda vários palcos ao ar livre espalhados na encosta da nossa serra, e outras salas de trabalho que o Actor poderá usar paralelamente à formação.
O Teatro O Bando assegura todas as refeições relativas aos dias de formação (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar). O preço do Curso já engloba o alojamento e a alimentação para os dias de formação.

PERGUNTAS FREQUENTES:

Quantos formandos tem cada turma?

O número máximo de inscritos é de 14 formandos, de forma a assegurar o acompanhamento adequado do processo pedagógico e artístico de cada Actor.

Tenho restrições alimentares. Asseguram uma refeição diferente para mim?
Sim. Caso tenha alguma dieta alimentar ou alergia é necessário informar-nos de forma a prepararmos uma ementa alternativa.

Existe alguma apresentação no final do curso?
Sim. O final do curso culmina na apresentação do exercício final, com entrada aberta ao público.

Posso ficar no Teatro O Bando nos dias livres da formação?
Sim. Nos dias livres, o Actor poderá permanecer na nossa Quinta e usufruir do nosso espaço sem qualquer custo adicional. O Teatro O Bando não assegura as refeições para os dias livres, mas dispõe de uma cozinha que poderá ser utilizada pelo Actor nestes dias.

Já fiz, anteriormente, Teatralidade, terei de repetir novamente a frequência desta Formação Modular?
Sim, no formato de curso intensivo é obrigatória a frequência de todas as formações modulares, mesmo que o Actor já tenha frequentado alguma anteriormente.

As vossas instalações têm acesso à internet através de wireless?
Sim.

Em quantas prestações posso pagar a propina?
O Bando prevê 3 prestações, no entanto, o Ator pode requerer um plano de pagamento em prestações personalizado, que será analisado pelo Teatro O Bando, e que deve ser solicitado aquando da inscrição.

ESTRUTURA
Direção Artística: João Brites
Direção Financeira: Sara de Castro
Relações Internacionais: Raul Atalaia
Coordenação Geral: Miguel Jesus
Direção de Cena: Fátima Santos
Coordenação Técnica: Guilherme Noronha
Coordenação Formação: Juliana Pinho
Comunicação: João Neca
Mediação Cultural: Margarida Mata
Tesouraria: Paula Gato
Público e Acolhimento: Rita Brito
Cozinha e Limpeza: Lucia Rus

EQUIPA DE FORMAÇÃO

Direção da Formação

João Brites
Coordenação pedagógica
Juliana Pinho
Equipa de Formação
João Brites
Sara de Castro
Guilherme Noronha
João Neca
Rita Brito


O Teatro O Bando é uma entidade formadora certificada pela DGERT
Certificação da ação e emissão de certificados Teatro O Bando