
// CAC 2018CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA | INSCRIÇÕES ABERTAS - Inscreve-te aqui CAC 2018 | Curso Intensivo de Verão | 4 a 30 de Julho de 2018 NOVAS DATAS: Inscrições até 15 de Maio'18 - desconto de 10% na propina total Inscrições até 4 de Junho'18 - desconto de 6% na propina total Atribuições de bolsa até 15 de Maio'18 direcção João Brites |
"Procura-se que o Ator conduza o discurso cénico como o bom condutor de um automóvel que conversa com quem segue ao seu lado, e até é capaz de se emocionar sem perder, por isso, a destreza em realizar com segurança as manobras mais complicadas.” João Brites Formação Profissional O Curso certificado CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA, formação teatral desenvolvida no Teatro O Bando, é a materialização da vontade de partilhar experiências, confrontar conhecimentos e possibilitar reflexões práticas e teóricas sobre um léxico teatral. É também uma resposta a um crescente interesse por parte de escolas artísticas, de alunos de artes performativas e de actores profissionais, que encontram na metodologia e prática criativa do Teatro O Bando ferramentas potenciadoras da construção dos seus próprios trajectos formativos e artísticos. Esta linguagem sobre o trabalho do Actor foi sendo maturada por João Brites, enquanto director artístico e fundador do Bando desde 1974, e também no decurso da sua carreira como professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, durante 25 anos. Este trajecto simbiótico entre o ensino e a criação possibilitou aliar conceitos, técnicas, metodologias e sensibilidade artística. CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA é, assim, a concretização pedagógica e artística do percurso de 40 anos da companhia. O curso sustenta-se numa fundamentação teórica que possibilita a construção de um discurso teatral singular que relaciona a teatralidade individual do Actor com o domínio técnico dos três Planos de Expressão (Interioridade, Oralidade, Corporalidade), em função do que pode ser percepcionado por quem observa – o espectador. Desta forma, o Actor torna-se mais consciente das suas possibilidades técnicas, do seu virtuosismo artístico e das suas características recorrentes. CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA apresenta-se como um discurso sistematizado assente numa consistência teórica e prática que não visa uma orientação estética específica. 1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS O CURSO CONSCIÊNCIA DO ATOR EM CENA tem uma carga horária de 175h, e organiza-se em 7 formações modular com 25h cada uma. Os conteúdos programáticos do curso são organizados por etapas e com um desenvolvimento sequencial. 1. Teatralidade | 4, 5 e 6 Julho de 2018 2. Dilatação do Tempo Presença | 7, 8 e 9 Julho de 2018 3. Planos de Expressão | 12, 13 e 14 Julho de 2018 4. Graduações da Explicitação | 16, 17 e 18 Julho de 2018 5. Personagem Intermédio | 20, 21 e 22 Julho de 2018 6. Construção de Personagem | 25, 26 e 27 Julho de 2018 7. Automatismo e Estilos | 28, 29 e 30 Julho de 2018 No curso, estão previstos 6 dias livres, em que o Actor poderá descansar ou continuar, autonomamente, a pesquisa dos parâmetros teatrais abordados, nas nossas instalações. Considerando a localização geográfica da nossa Quinta, em Vale dos Barris, também será possível nestes dias livres, conhecer os recantos e praias da Serra da Arrábida ou até mesmo de Lisboa. Para a edição de 2018 temos três modalidades de frequência do curso: Modalidade 1 – Teatralidade – 1 formação modular | 4 a 6 Julho de 2018 Frequência da primeira formação modular Teatralidade Modalidade 2 – Teatralidade e Presença – 2 formações modulares | 4 a 9 Julho de 2018 Frequência das duas primeiras formações modular Teatralidade e Presença Modalidade 3 – Curso completo – 7 formações modulares | 4 a 30 Julho de 2018 Frequência de todas as formações modulares, mesmo que o Actor já tenha frequentado alguma anteriormente. Se no decorrer das modalidades 1 e 2, o Actor pretender continuar o curso, poderá fazê-lo, mas terá de inscrever-se em todas as formações modulares. IDIOMA: Português e Inglês OBJECTIVOS PROGRAMÁTICOS: 1ª Formação Modular: TEATRALIDADE Recorrer à memória sensorial como estímulo para a criação teatral. Desenvolver, no regular e contínuo trabalho do Ator, comportamentos cénicos de controlo e domínio da Direccionalidade do Olhar, Foco do Espectador, Foco do Ator e Comentário do Ator. 2ª Formação Modular: DILATAÇÃO DO TEMPO PRESENÇA Experimentar e desenvolver a capacidade de selecionar as sensações concretas que permitam aumentar o número de soluções cénicas no plano da Corporalidade, Oralidade e Interioridade. Responder em tempo real e com qualidade teatral aos estímulos que surgirem durante as improvisações, revelando domínio espacial. 3ª Formação Modular: PLANOS DE EXPRESSÃO Relacionar e gerir os Planos de Expressão do Ator – Interioridade, Corporalidade e Oralidade. Experimentar e desenvolver a capacidade de separar a simultaneidade intuitiva entre os Planos de Expressão. Desenvolver a capacidade de diversificar as soluções cénicas a partir de diferentes relações entre os Planos de Expressão: Consonância, Dissonância, Complementaridade e Antagonismo. Experimentar e desenvolver a capacidade de potenciar as soluções cénicas a partir do uso de um plano protagonista. 4ª Formação Modular: GRADUAÇÕES Graduar a explicitação de uma ou mais, particularidades definidoras associadas a cada um dos Planos de Expressão. A partir de um personagem "grotesco”, experimentar e desenvolver a capacidade de reconhecer e diminuir a explicitação das suas particularidades definidoras. A partir de um personagem "realista”, experimentar e desenvolver a capacidade de reconhecer e aumentar a explicitação das suas particularidades definidoras. Experimentar e desenvolver a capacidade de credibilizar as personagens nos seus diferentes graus de explicitação. 5ª Formação Modular: PERSONAGEM INTERMÉDIO Desenvolver a capacidade de construir um personagem ambíguo que potencie a construção de personagens muito contrastantes. (Binómios ativo-passivo, Binómio carnal-nojo, Binómio platónico-vergonha) Desenvolver a capacidade de representar o Personagem Intermédio de cada um dos Actores do grupo. Explorar a imitação mimética associada a operações de abstração partindo de características observadas. 6ª Formação Modular: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM Explorar a capacidade de construir figuras a partir de indutores associados ao Plano da Corporalidade e da Oralidade; A partir das figuras construídas anteriormente, consubstanciar um princípio de personagem conjugando de forma credível os diversos Planos de Expressão; 7ª Formação Modular: AUTOMATISMOS Problematizar a especificidade de cada processo criativo e identificar opções formais relacionando-as com propósitos temáticos. Estruturar um discurso cénico codificando tensões, procurando repetir e materializar a dramaturgia. Apresentação do exercício final, aplicando os pressupostos abordados durante a formação. Adaptar o comportamento cénico mediante implantação cénica e a presença de público real. 1. PROPINA e Bolsas Modalidade 1 – Teatralidade – 1 Formação Modular | 4 a 6 Julho de 2018 Propina: 320€ Modalidade 2 – Teatralidade e Presença – 2 Formações Modulares | 4 a 9 Julho de 2018 Propina: 600€ Modalidade 3 – Curso completo – 7 Formações Modulares | 4 a 30 Julho de 2018 Propina: 2100€ Inscrições até 15 de Maio'18, desconto de 10% no valor total da Propina – 1830€ Inscrições entre 16 de Maio e 4 de Junho'18, desconto de 6% no valor total da Propina – 1960€ Inscrições até 15 de Maio beneficiam de um desconto de 10% no valor total da propina, sendo o valor final de 1830€. Inscrições entre 16 de Maio e 4 de Junho beneficiam de um desconto de 6% no valor total da propina, sendo o valor final de 1960€. O valor da propina inclui as despesas de alimentação e alojamento dos dias de formação. Nos dias de folga, o Actor poderá permanecer na nossa Quinta, sem acréscimo da propina, porém os custos de refeição desses dias livres não estão englobados no preço total do curso. O Teatro O Bando garantirá as condições necessárias ao conforto dos Actores residentes, tal como o seguro para acidentes pessoais. Bolsas de apoio O Teatro O Bando disponibiliza 3 bolsas de apoio a Atores que careçam de apoio económico. 2 bolsas em que o Bando assegura 20% do valor total, sendo a propina final de 1680€. 1 bolsa em que o Bando assegura 40% do valor total, sendo a propina final de 1260€ Este apoio é distribuído mediante candidatura fundamentada, pelo que será necessário enviar juntamente com a ficha de inscrição, carta de motivação e currículo. Até 15 de Maio de 2018 serão atribuídas as bolsas aos Atores selecionados. Inscrição Os candidatos serão seleccionados considerando: - Formação teatral anterior; - Experiência e participações em projectos teatrais; - Carta de motivação; Para submeter a inscrição enviar: Ficha de inscrição (disponível no site www.obando.pt ou no link https://goo.gl/pSvqJM ) Currículo abreviado e carta de motivação para jpinho@obando.pt. Pagamento de 20% do valor da propina e comprovativo de pagamento. O pagamento deverá ser feito através de transferência bancária. No caso de desistência, O valor da inscrição não é reembolsável. Os dados para proceder à transferência são: Cooperativa Produção Artística Teatro de Animação O Bando, CRL IBAN: PT50 0007 0023 0070 5910 0074 4 SWIFT: BESCPTPL NovoBanco, Agência Lisboa O Teatro O Bando está disponível a considerar outras condições de pagamento, consoante as propostas enviadas pelo formando. LOCALIZAÇÃO: A nossa Quinta está localizada em Vale de Barris, Palmela, em plena Serra da Arrábida, entre Setúbal e Lisboa. www.obando.pt GPS Latitude 38.558964 Longitude -8.920126 TRANSPORTES: Autocarros TST nº 565 – Gare de Oriente Local de partida: Lisboa www.tsuldotejo.pt/ Preço de uma viagem 3,95€ Comboios Fertagus Local de partida: Lisboa – Areeiro, Sete Rios, Campolide www.fertagus.pt/pt/fertagus Preço de uma viagem 4,55€ CONTACTOS Juliana Pinho | jpinho@obando.pt | 00351 91 53 47 943 Geral | geral@obando.pt | 00351 21 233 68 50 FORMAÇÃO EM REGIME DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA O Curso realiza-se em regime de residência artística, o que significa que no decorrer das formações os formandos ficarão alojados e farão as refeições nas nossas instalações. O Teatro O Bando assegura o espaço de acampamento com tendas individuais, casas-de-banho com duches, espaço de refeições e espaço de estudo. Para além da nossa sala de espectáculo não convencional temos ainda vários palcos ao ar livre espalhados na encosta da nossa serra, e outras salas de trabalho que o Actor poderá usar paralelamente à formação. O Teatro O Bando assegura todas as refeições relativas aos dias de formação (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar). O preço do Curso já engloba o alojamento e a alimentação para os dias de formação. PERGUNTAS FREQUENTES: Quantos formandos tem cada turma? O número máximo de inscritos é de 14 formandos, de forma a assegurar o acompanhamento adequado do processo pedagógico e artístico de cada Actor. Tenho restrições alimentares. Asseguram uma refeição diferente para mim? Sim. Caso tenha alguma dieta alimentar ou alergia é necessário informar-nos de forma a prepararmos uma ementa alternativa. Existe alguma apresentação no final do curso? Sim. O final do curso culmina na apresentação do exercício final, com entrada aberta ao público. Posso ficar no Teatro O Bando nos dias livres da formação? Sim. Nos dias livres, o Actor poderá permanecer na nossa Quinta e usufruir do nosso espaço sem qualquer custo adicional. O Teatro O Bando não assegura as refeições para os dias livres, mas dispõe de uma cozinha que poderá ser utilizada pelo Actor nestes dias. Já fiz, anteriormente, Teatralidade, terei de repetir novamente a frequência desta Formação Modular? Sim, no formato de curso intensivo é obrigatória a frequência de todas as formações modulares, mesmo que o Actor já tenha frequentado alguma anteriormente. As vossas instalações têm acesso à internet através de wireless? Sim. Em quantas prestações posso pagar a propina? O Bando prevê 3 prestações, no entanto, o Ator pode requerer um plano de pagamento em prestações personalizado, que será analisado pelo Teatro O Bando, e que deve ser solicitado aquando da inscrição. ESTRUTURA Direção Artística: João Brites Direção Financeira: Sara de Castro Relações Internacionais: Raul Atalaia Coordenação Geral: Miguel Jesus Direção de Cena: Fátima Santos Coordenação Técnica: Guilherme Noronha Coordenação Formação: Juliana Pinho Comunicação: João Neca Mediação Cultural: Margarida Mata Tesouraria: Paula Gato Público e Acolhimento: Rita Brito Cozinha e Limpeza: Lucia Rus EQUIPA DE FORMAÇÃO Direção da Formação João Brites Coordenação pedagógica Juliana Pinho Equipa de Formação João Brites Sara de Castro Guilherme Noronha João Neca Rita Brito Diego Biorges O Teatro O Bando é uma entidade formadora certificada pela DGERT Certificação da ação e emissão de certificados Teatro O Bando |