// PURGATÓRIO | A Divina Comédia (2019)

6 a 9 de Junho, Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal - estreia nacional
14 a 24 de Novembro, Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

texto DANTE ALIGHIERI tradução SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
dramaturgia e dramatogenia MIGUEL JESUS encenação JOÃO BRITES
dramatofonia, música e direcção musical JORGE SALGUEIRO corporalidade JULIANA PINHO
cenografia RUI FRANCISCO figurinos e adereços CLARA BENTO
desenho de luz NICOLAS MANFREDINI desenho de som MIGUEL LIMA

com FERNANDO LUÍS, NÉLSON MONFORTE, RITA BRITO, SARA BELO e 40 coralistas do CORO SETÚBAL VOZ



Uma pessoa viaja sem sair do lugar. Muitas pessoas caminham sem saber viajar. Dante ama as pessoas mas não conhece a humanidade. Dante ama a humanidade mas não conhece as pessoas. E Dante viaja, viaja ao longo de três manhãs, três tardes e três noites. Dante viaja e muitas pessoas caminham. Passam. Passam como uma multidão de estrelas. Um rebanho assustado que procura alguma divindade a quem venerar. Uma manada subjugada que ama a autoridade. Uma matilha insubmissa que se manifesta e se revolta. Um colectivo saciado à distância por candidatos iluminados. Um conjunto de distraídos e miseráveis que ouvem o tilintar das moedas e aceitam o sistema. Um alienado carreiro de formigas, pragmático, obcecado e míope.

Muitas pessoas todas juntas. O que somos? Somos sombras. E porque é da luz que vem a nossa aparência, sombras nos chamamos. E assim, juntos aqui nos rimos e falamos e formamos os prantos e os suspiros que podem por toda a terra ser ouvidos. Assim, juntos caminhamos em direcção à luz desse sol que nos encadeia e que nos transforma em pássaros solitários, numa vazia migração, sem mestres e sem memória. Até que, sozinhos, possamos conhecer quem sempre guiou os nossos passos, até que possamos caminhar em direcção a essa felicidade cega, surda e muda, a que gostamos de chamar Paraíso.

Dois anos após ter levado a cena INFERNO, o Teatro O Bando apresenta PURGATÓRIO, a segunda estação da grande obra A Divina Comédia de Dante Alighieri, dirigida por João Brites. PURGATÓRIO é um espectáculo desenvolvido numa co-produção com o Coro Setúbal Voz, o Fórum Municipal Luísa Todi / Câmara Municipal de Setúbal e o Teatro Nacional D. Maria II, e conta com a presença em cena de Fernando Luís, Nélson Monforte, Rita Brito, Sara Belo e quarenta coralistas de Setúbal.

6 a 9 JUNHO
Quinta a Sábado às 21h30, Domingo às 17h
Fórum Municipal Luisa Todi, Setúbal

Compra de bilhetes aqui